Desafio da semana!

Classificação arquivistica e digitalização de acervos fotográficos
1ª Parte:


     O Projeto Memória das artes classificou os documentos em séries somente por assunto e sem padronização definida . Exemplo disso é que existem séries por pessoa (Ex. Augusto Boal) e séries abrangentes por assunto ( Ex. Cenário e Figurino e Atores do Brasil), sendo que nestas últimas os artistas estariam como uma "subsérie". Outra observação que se pode fazer é que não há uma contextualização quanto à função do documento. Além disso, a classificação do site fere o princípio da organicidade pelo fato de separar as imagens dos textos, bem como os áudios, entrevistas e demais arquivos que poderiam compor o dossiê de cada fundo.


2ª Parte:

CONARQ
100 ESTIMULAÇÃO E DIFUSÃO DAS BELAS ARTES
101 PROJETOS
101.1 Difusão Cultural
101.12 Projeto memória das Artes
101.121 CENÁRIOS E FIGURINOS

PARTIDOS POLÍTICOS
Nível: Nacional
Função: Divulgação Artística
Espécies: Fotografia
Formato: Foto (28,0 x 37,5)
Ocorrência: Cenógrafo Gianni Ratto
Alcance: Externo

MADRID
1. Tipo documetal: Fotografia de cenários.
1.1 Denominação do tipo documental: Fotografia de cenários.
1.2 Definição do tipo documental: Imagem criada por meio de exposição luminosa, fixada em superfície sensivel que registra os cenários de Gianni Ratto.
1.3 Código:  “x”
1.4 Características externas:
Gênero:  Iconográfico.
Suporte: Material fotográfico.
Formato: Foto (28,0 x 37,5).
Forma: Original múltiplo.
2. Orgão produtor: Gianni Ratto.
3. Destinatário: Público em geral.
4. Legislação: Não possui.
5.Trâmite: Registro fotográfico do figurinista Gianni Ratto para realização do projeto Memória das Artes.
5.1 Incidências: Não se aplica.
5.2 Duração do Trâmite: Não definida.
6. Documentos básicos que compõe o trâmite: Fotografias e registros textuais que compõe o cenário de uma peça teatral.
7. Ordenação da série: A ordenação das fotografias vai ser cronológica e alfabética.
8. Conteúdo: Cenário da peça 'O Mambembe'. Desenho em aquarela e grafite sobre papel (21x29,5 cm).
9. Vigência Administrativa: Não se aplica.
10. Destinação: Guarda Permanente.


3ª Parte

      O código do CONARQ é bastante discutido devido às suas limitações, uma vez que a classificação é feita por assunto e se limita a 10 classes. Acredita-se que a estrutura decimal atrapalha o processo natural de classificação. No CONARQ não há a identificação do documento, nem o estudo das funções arquivísticas e do trâmite documental; trata-se apenas de uma codificação por assunto o que gera diversas ambigüidades e não possibilita  uma adequada contextualização do documento.
      Na proposta de tipologia a ser implementada nos arquivos de Partidos Políticos, tem-se a idéia de classificação funcional, não pautada somente pela função dos documentos, mas também pelas espécies documentais. Aborda-se a necessidade de um pré-estabelecimento das tipologias documentais específicas a cada modalidade, permitindo a contextualização dos documentos e suas funções. Entretanto, o modelo utilizado para os Partidos Políticos não chega a ser tão abrangente e contextualizador quanto o modelo de Madrid.
       O modelo proposto pelo grupo de Madrid padronizam e especificam as tipologias documentais.  Ele segue uma estrutura de acordo com a função, analisando a atividade do documento e em seguida a sua tipologia. Em relação ao tipo e ao trâmite documental os arquivistas de Madrid alegam que “trâmite é o processo que se gera o tipo”, o que caracteriza a preocupação em analisar os processos e as funções das instituições. Dessa forma, o trâmite é essencial para a delimitação do contexto da informação, garantindo o principio da organicidade.
      O modelo que mais se adequou a classificação das fotografias escolhidas foi o modelo proposto pelos grupo de Madrid, pois possui uma classificação minuciosa do tipo documental, proporcionando uma adequada contextualização, mantendo assim a organicidade.

0 comentários:

Postar um comentário