A polêmica continua...

        O programa 3 a 1 da TV Brasil, realizou no dia 06/01/2011, uma entrevista com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Nessa entrevista, o Ministro fala sobre a polêmica transferência do Arquivo Nacional da Casa Civil para sua pasta. 



1. Análise Diplomática
Denominação do Documento: Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo - Parte 05 - 3a1  (You Tube).
Denominação da Espécie: Vídeo.
Data Tópica: Brasília - DF
Data Cronológica: 06/01/2011
Código de Classificação: Não identificado.
Gênero: Filmográfico (ou audiovisual e textual).
Suporte: Não tem no suporte um elemento significativo, mas um mero carregador físico (meio digital).
Formato: Vídeo digital.
Forma: Cópia.
Linguagem: Formal/ oficial.
Idioma: Português.
Signos Especiais: Símbolo da Tv Brasil (localizado na margem superior direita)

2. Análise Tipológica
Denominação da Espécie:Vídeo.
Denominação da Tipologia Documental:  
Contexto You Tube: Vídeo de divulgação.
Contexto Grupo Aurquivo Bom Pra Cachorro: Vídeo de comprovação (prova).
Entidade Produtora: Usuário do You Tube que postou o vídeo.
Entidade Reprodutora: You Tube.
Entidade Receptora: Demais usuários do You Tube e população em geral.
Legislação:
• Termos de Serviço You Tube. Disponível em: http://www.youtube.com/t/terms;
• Direitos Autorais. Disponível em: http://www.youtube.com/t/copyright_notice.
Função:
You Tube: Divulgar (tornar público) vídeo da entrevista do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo realizado no programa “3ª 1” da TV Brasil
Grupo Aurquivo Bom Pra Cachorro: Vídeo para comprovar/ atestar a transferência da vinculação do Arquivo Nacional  à Casa Civil para o Ministério da Justiça, por meio de confirmação do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Descrição: Trata-se de trecho de entrevista realizada pelo do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo no programa “3 a1” da TV Brasil, na qual o Ministro relata suas atuações para o novo governo e as medidas a serem adotadas pelo Ministério da Justiça.
Trâmite: Vídeo degravação do programa “3 a 1” da TV Brasil; postado no site You Tube pelo usuário tvbrasil; e disponibilizado para os demais usuários do YouTube e população em geral.
Duração do Trâmite: A partir do dia 06/01/2011 (data da entrevista)
Ordenação da Série: Por assunto, podendo ser por número de acesso e cronológico.


Mais evidências sobre o caso:

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirma que Arquivo Nacional da Casa Civil não perderá prestígio com transferência!

Em seu primeiro compromisso oficial no Rio, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tentou contornar nesta quarta-feira uma crise aberta com a transferência do Arquivo Nacional da Casa Civil para sua pasta. A decisão gerou reações de funcionários do Arquivo, que temem um retrocesso na gestão dos acervos e chegaram a fazer um manifesto.

O ministro afirmou que a mudança não implicará perda de prestígio:
- Pedi que o diretor designasse uma sala para o ministro da Justiça para que os despachos que forem feitos no Rio sejam no Arquivo, como uma prova de afirmação e de reconhecimento que o ministério da Justiça tem esse seu novo braço.
Ao falar sobre a dificuldade que pesquisadores afirmaram ter enfrentado para acessar documentos sobre a Ditadura Militares durante o período eleitoral, Cardozo afirmou apenas que o Arquivo cumprirá a lei:
— O direito de informação será assegurado, nos marcos do que a lei determina.
Depois de se reunir com o diretor-geral do Arquivo, Jaime Antunes, o ministro ouviu membros da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (Assan). Eles reivindicaram um plano de cargos e salários e pediram ainda a saída do diretor-geral. Segundo a Assan, o Arquivo “tem um problema grave de falta de democracia e diálogo”. Cardozo disse que ouvirá os dois lados e analisará as propostas.




0 comentários:

Postar um comentário