HISTÓRIA SEM FIM - Capítulo 9

Como o blog Arquivo Sustentável informou, no primeiro
dia de trabalho o ex- estagiário reencontrou uma colega,
 a mulher Ciriguela. Ali pintou um clima, e Cici passou
seu telefone para o pobre estagiário, que não tinha
celular, num panfleto da ONG:


Análise tipológica
Denominação do Documento: Panfleto  
Denominação da Espécie: Panfleto publicitário
Data Tópica: não identificada 
Data Cronológica: não identificada
Gênero: Iconográfico e textual.
Suporte: Papel.
Forma: Original múltipla( sob a ótica do panfleto como material publicitário) e original ( sob a ótica do documento como anotação de um número de telefone).
Formato: panfleto
Titular: estagiário.
Entidade Produtora:  Analisando o documento de acordo com sua primeira função(publicitária) a entidade produtora    seria a ONG. Já de acordo com a nova função assumida ( anotação telefônica) a entidade produtora seria a Mulher Ciriguela.                       
Legislação: Não identificada.
Função: Primordialmente informativa e de divulgação - a respeito da conscientização da reciclagem de lixo e em um segundo momento tem como função passar o telefone da mulher Ciriguela para o estagiário.
Função arquivística: função administrativa quando dentro da ONG de modelo  de material publicitário, de uma campanha de coleta seletiva.
Descrição: trata-se de um panfleto criado para informar e divulgar a respeito da reciclagem de lixo, e que no caso acima foi utilizado para registrar o telefone de uma pessoa.
 Vigência Administrativa: Indeterminada dentro do arquivo do estagiário e de acordo com o Conarq.
Destinação Final: Descarte.
Informações Complementares: Não identificadas.
Análise Diplomática
O panfleto é considerado autêntico e verídico porque cumpre as funções para as quais foram criadas.
         Agora Continuando a história do nosso garanhão, ops, estagiário...


           Como nos informou o blog Arquivo sustentável, a mulher Ciriguela anotou seu telefone para que o estagiário pudesse entrar em contato com ela. Levando em consideração os últimos acontecimentos, o estagiário estava “a fim” de uma vida nova digamos mais séria pois além de estar passando por uma “maré de azar” estava cansado da vida bandida com a ex-chefe e a secretária. E para que pudesse melhorar sua vida, o estagiário fez questão de cumprir com a decisão do juiz de forma bem correta para que não tivesse problemas como o que tivera acontecido com a carteira de motorista falsificada. O que o blog anterior esqueceu de mencionar é que além de preocupada com o meio ambiente, a Mulher Ciriguela tinha outra característica atrativa para  o estagiário: ela era apaixonada por cachorros e isso foi logo perceptível  no primeiro encontro que foi quando ela mostrou uma foto de sua adorável cadelinha Mag:

       O estagiário teve então a brilhante idéia de promover um passeio canino. E assim então foi feito. Quando estava saindo de casa no dia posterior juntamente com seu cão Totó, o estagiário encontrou um amigo que também estava saindo de casa e que passaria próximo a  ONG.Feliz da vida por tal coincidência, o estagiário mostrou ao seu amigo o local. Porém, todavia, entretanto...não podemos esquecer que além de garanhão, nosso protagonista é muito azarado, e para que não perdesse o costume, ao chegar no local, seu amigo em um momento de distração atropelou a cadelinha da mulher Ciriguela. Pois bem...Triste e revoltado com a situação, o estagiário saiu do carro desesperado, pegou a cadelinha linda nos braços e levou às pressas para uma clínica veterinária. Ali ficou aguardando ansiosamente  pelo resultado da radiografia e de notícia sobre o quadro da cadelinha. Após alguns instantes chegou a mulher Ciriguela muito inconformada com o que aconteceu mostrando a radiografia da Mag:


O que será que aconteceu com Mag?Será que o romance sobreviverá após esse desastre?Como um raio x canino pode ser analisado diplomáticamente e tipologicamente? Não Percam ...
Cenas do  próximo capítulo  no blog memórias Póstumas.

1 comentários:

Rosane Karen disse...

Muito criativa a postagem e o documento sugerido.
A analise feita está satisfatória.

Postar um comentário